Criada Cooperativa em Sever Do Vouga para apoiar produtores de Pequenos Frutos

In Notícias by cmadao@gmail.com

Em Sever do Vouga um grupo de produtores de pequenos frutos criou uma cooperativa, de âmbito nacional, com vista a facilitar o escoamento da produção.

Sob a designação de “Bagas de Portugal, CRL”, a cooperativa agrícola tem 40 sócios fundadores e além de pretender dar resposta à questão do escoamento do fruto, uma das razões principais que está na origem da cooperativa, esperam ainda encontrar soluções para outras áreas de interesse dos produtores, nomeadamente a conservação, armazenagem, transformação, promoção, produção e exportação dos pequenos frutos e derivados.

A “Bagas de Portugal” reúne produtores de amora, framboesa, physalis, groselha, baga de sabugueiro, medronho, mirtilo, arando-vermelho e goji, entre outros frutos.

A programação da produção e a adaptação desta cooperativa propõe actuar na promoção da concentração da oferta e a colocação no mercado da produção, no desenvolvimento e apoio à investigação, na promoção de práticas de cultivo e técnicas de produção e de gestão dos resíduos respeitadores do ambiente, e na organização de acções de formação.

Paulo Lúcio é o produtor designado para presidir à direcção da “Bagas de Portugal”, que procura captar produtores de todo o país como associados, tendo o formulário de adesão disponível na sua página da internet em www.bagasdeportugal.pt.

http://www.agroinfo.pt/criada-cooperativa-em-sever-do-vouga-para-apoiar-produtores-de-pequenos-frutos/

agroinfo.pt, 27/01/2016